O blog foi criado para pessoas que gostam de atualizar-se.

segunda-feira, 21 de março de 2016

PLANO DE AULA: Cores, Tintas e texturas com história e música











Objetivo(s) 

Criar o hábito de escutar histórias.
Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Cuidar dos materiais e dos trabalhos e objetos produzidos individualmente e em grupo.
Estimular as crianças a cantar e se movimentar.

Ano(s) 
Ed. Infantil 
Tempo estimado 

Durante a semana

Material necessário 
Livro: Adoro-te de todas as cores (em anexo), Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, camurça, pardo, papelão, sulfite, lixa, pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja.
Desenvolvimento 

1ª etapa


Introdução 
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Promova conversas sobre o livro  fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais gostaram. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar e dramatizar a história e interagir com seu conteúdo. 


2ª etapa 
A criança começa  a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais as crianças é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão delas e o conhecimento que têm do mundo.
Prepare a tinta guache para ser usada pelas crianças (coloque em copinhos plástico grandes e baixas onde as várias cores fiquem à disposição ao mesmo tempo).
Prepare o espaço que pode ser o chão, na parede ou mesas forrando-os com plástico. Espalhe ou cole na parede os papéis  camurça, pardo, lixa, papelão, cartolina,etc de vários tamnhos e diversos tipos de pincéis. Incentive a experimentação das texturas e cores fazendo com que a criança imprima sua marca nos papéis com os rolinhos, pincéis, esponja ou as mãos. Dê liberdade de movimentos as  crianças. Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés ou da Palma da mão.

Outras variações com tinta guache:
- Guache com cola: para ser usadas em papel cartão, embalagens, além dos papéis usuais
- Guache com areia, fubá, sagu: para criar relevo e deve ser usado sobre papelão grosso ou papel grosso que suporte peso. (obs: essa sugestão eu não realizei)

3ª etapa 

Esta deve ser usada sempre diluída e como as crianças são pequenas use a comestível em pasta que não é tóxica .

Variações:
-anilina com água: dá um efeito opaco e deve ser usado em papéis porosos como: cartolina, camurça, sulfite,... Usar 1 colher rasa de café em 100ml de água
-anilina com cola: quando seca deixa a tinta brilhante por causa da cola. Indicada para todo tipo de papel. Usar 1 colher rasa de café em 150 ml de cola.

Espalhe as tintas e os suportes nas mesas e peça para as crianças pintarem, explorando os efeitos da tinta sobre o papel, enquanto ouvem a música preferida da classe.

4ª etapa 

Atividade 3: Trabalho com tinta de maisena (finger) -  (obs: essas sugestões eu não realizei)
Esta tinta deve ser usada sobre superfícies grossas como papelão ou papel cartão devido ao peso. Quando seca começa a quebrar e o trabalho fica cheio de rachaduras. Pode ser guardado em geladeira durante 3 semanas e para o trabalho ser arquivado deve-se utilizar pequenas quantidades de tinta pelo papel.

Variações:
-para um finger mais consistente, utilize 300g de maisena diluída em 2 litros de água. Levar ao fogo mexendo sempre até formar um mingau. Pode ser colorido com gelatina
-num finger mais mole, a quantidade de maisena cai par 200g/2 litros
Importante: esse tipo de tinta deve levar um conservante que pode ser sal (1 colher de sopa cheia para cada medida ) ou vinagre( 2 colheres de sopa rasas)

5ª etapa 
Prepare o sagu no sabor uva ou morango e coloque sal como conservante (1 colher de sopa cheia para cada medida).Prepare o local, colando na parede papéis craft, para que as crianças trabalhem de pé. Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a demonstração. Não faça o trabalho por elas.

Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés. Elas podem imprimir os pés enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta é gasta.
Importante: as pinturas terão curta duração (faz-se, expõe por uns dias e joga-se fora porque o sagu não seca)

Ao término de cada atividade faça uma roda de apreciação incentivando o cuidado que os pequenos devem ter com os seus trabalhos e com os dos colegas. Monte uma exposição num lugar de visibilidade da escola para que os trabalhos sejam apreciados por todos.

6ª etapa 
 A música  alegre estimule as crianças a se movimentar. Assim, é importante que na Educação Infantil o/a professor/a  organize o espaço para que as crianças possam cantar e movimentar-se livremente  ao som da música. Depois  o/a professor/a explica a dinâmica da música.
Avaliação 
Observe a interação das crianças com os materiais e como elas se expressam através deles. O mais importante é proporcionar a experimentação de diferentes materiais, interagindo com os amigos num ambiente previamente organizado.




Obs: Fiz várias alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.
Créditos: 

Valéria Regis da Silva
Diretora da Comunidade Assistencial Espírita “Lar Veneranda’, em Santos, São Paulo.

AUTORNova Escola



Em anexo: 

- MÚSICA INFANTIL - BRINCAR COM A COR 
 -  HISTÓRIA - ADORO-TE TODAS AS CORES
MÚSICA

Brincar com a cor

Vamos brincar com a cor
Com a cor que eu falar
A cor que eu disser você
vai ter que encostar
Contar até cinco e depois
voltar...
1, 2, 3, 4, 5
Obs: Quando a música parar o/a professor/a diz uma cor "vermelho" e enquanto conta até 5, as crianças correm e colocam a mão na cor. 

HISTÓRIA - ADORO-TE TODAS AS CORES


















Nenhum comentário: