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sexta-feira, 11 de março de 2016

PLANO DE AULA: ROTINA COMO MOMENTO DE APRENDIZAGEM

Objetivos


  • Observar a importância de acolher bem a criança.
  • Levar a criança a ter organização com o seu material. 
  • Desenvolver a oralidade das crianças  através  da Roda de Conversa.
  •  Potencializar com a musicalização  a inclusão de todos as crianças.  
  •  Organizar o espaço e o grupo para as próximas atividades com a colaboração das crianças.
  • Identificar que a  aprendizagem é adquirida num  Momento específico adquirido pelo grupo.
  • Possibilitar momentos de leitura.
  • Organizar  um espaço de relaxamento. 
  • Explorar a rotina como  momentos de aprendizagem.

Tempo Estimado 

Ano todo 

Materiais Necessários

Jogos  variados, brinquedos de encaixar, empilhar e montar, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável, toquinhos de madeira, caixas de papelão de vários tamanhos, brinquedos, varal de roupas/fantasias, sapatos, livros, almofadas, giz colorido, lápis de cor, giz cera, etc.


Desenvolvimento 
1. Chegada / acolhimento
  1. Momento importante, pois é quando a criança  é recepcionado pelo/a profissional da escola, o/a professor/a ou outro, que deverá ser capaz de acolhê-la e mostrar-lhe que está em segurança.
  2. Sempre há uma criança  que atrasa, eventualmente chora e precisa ser confortada.
  3. A criança poderá ser recepcionado também no pátio.
  4. Colocar jogos, brinquedos, materias  de desenho, livros,etc a criança escolhe o que fazer enquanto os/as colegas estão chegando
2. Guardar mochila e entregar a agenda
  • Em sala de aula, este é o momento em que a criança aprende a organizar seus pertences.
  • Por meio da leitura da agenda, a crianç tem a oportunidade de entender o uso e a finalidade da escrita: registro e comunicação.
3. Momento brinquedo
  • As crianças vão chegando e são  convidadas a escolher um dos espaço  da sala de aula organizados e pensados para isso com jogos, livros, materias de desenho e pintura e brinquedos desafiadores, enquanto todos os/as colegas chegam;
4. Roda de conversa
  • As conversas informais são comuns na roda de conversa e contribuem para estabelecer afetividade entre as crianças, oferecendo importantes informações para que você possa conhecê-lais melhor e planejar novas situações com base nas necessidades e nos interesses deles. A roda de conversa favorece a livre expressão sem o compromisso sistemático de avançar, esmiuçar e chegar ao conhecimento mais elaborado. A participação das crianças por meio da fala, nessa situação, é maior, e você tem o importante papel de ouvinte atento e de mediador de modo que todas possam falar e ser ouvidas.
  •  É importante que as crianças possam compartilhar experiências relevantes, sonhos, conquistas. Ao desenvolver a oralidade as crianças  aprendem a falar e a escutar, que têm funções sociais.
5. Calendário e chamada
Segundo Piaget (1978), “O conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos”.
  • A organização espaço-temporal na Educação Infantil é trabalhada por meio do calendário. Para isso, os alunos deverão ser estimulados a fazer perguntas e a dar respostas que distingam o dia e a noite; o passado, o presente e o futuro; os dias da semana; os meses do ano etc. Ao apresentar esse recurso aos alunos e explorá-lo com eles, você deve possibilitar a aquisição de saberes que ultrapassem o óbvio, desafiando-os a descobrir conhecimentos relativos à organização espaço-temporal.
  • Ressaltamos que há um trabalho específico, diferenciado e de acordo com a faixa etária a ser feito com o calendário.

  • A lista de nomes do grupo é outro instrumento a ser explorado por meio de perguntas específicas que façam os alunos pensarem a respeito da escrita, como a semelhança e as diferenças entre as palavras.
  • Quando as crianças já  reconhecem o seu nome,  o/a professor/a no momento da chamada escreve no quadro todos os nomes faltando  primeira ou a última letra; as crianças stemao desafiada a procurar o seu nome e escrever a primeira ou última letra. Ex: __LINE,  BRUN__.
  • Junto com a turma  fazer Gráfico vertical ou horizontal da idade das crianças, obervar qual idade tem mais/ menos. Pode deixar o gráfico fixo na sala de aula, a medida que as crianças vão fazendo aniversário,  trocar no gráfico a idade, elas percebem que vai aumentado. 


6. Musicalização / corpo em movimento
  • A Educação Infantil é, por si só, um período repleto de músicas, danças e cantos. O trabalho com a musicalização deve incluir atividades que promovam a apreciação e o conhecimento musical. Por meio da musicalização, podemos potencializar a inclusão de todos as crianças  nas atividades e desenvolver a sensibilidade e as percepções auditivas, que contribuem diretamente para o desenvolvimento cognitivo harmônico.
  • O desenvolvimento corporal, com movimentos harmoniosos e sincronizados, é o objetivo neste momento da Educação Infantil.
7.  Organizando o espaço
  • Momento de organizar o espaço e o grupo para a próxima atividade selecionando os materiais necessários para o desenvolvimento da Momento de aprendizagem. É importante que as crianças participem colaborando na organização do espaço, dos materiais etc.
8. Momento de aprendizagem
  • Geralmente, o Momento  de aprendizagem novos conhecimentos são apresentados e novas aprendizagens são adquiridas pelo grupo, que tem a oportunidade de falar, trocar impressões, ajustar e socializar, caminhando assim rumo à consolidação do que aprenderam. A organização  do espaço em forma de  circulo faz com que todos se vejam e as trocas de informação fiquem mais fácies. 
9. Roda de leitura
  • Ler para e com as crianças é fundamental  ensinar as estratégias de leitura, necessário. Explore a diversidade de gêneros textuais oferecendo a criança a possibilidade de fazer uma leitura efetiva de mundo.
  • Este é o momento em que o processo de letramento estará sendo privilegiado.
10. Hora de relaxar
  • Esse momento é de voltar à calma pode ser depois da agitação do recreio ou o momento que for necessário.
  • Sala arejada com música ambiente discreta e relaxante é uma boa estratégia para este momento.

11. Hora do Lanche/ Higiene 

. A hora do lanche também deve ser planejada pelo professor. 
 Além disso, é importante que o professor demonstre e proporcione às crianças hábitos saudáveis de higiene antes e depois do lanche (lavar as mãos, escovar os dentes, etc.

12. Atividades no Parque 

O professor deve estar próximo, auxiliando e estimulando a criança a desenvolver a sua motricidade e socialização, ajudando, também, a resolver os conflitos que surgem nas brincadeiras quando, porventura, as crianças não forem capazes de solucioná-los sozinhas.Atividades Extra-Classe

13. Atividades Extra-Classe (Interação com a comunidade)

A sala de aula e o espaço físico da escola não são os únicos espaços pedagógicos possíveis na Educação Infantil. Em princípio, qualquer espaço pode tornar-se pedagógico, dependendo do uso que fazemos dele. Praças, parques, museus, exposições, feiras, cinemas, teatros, supermercados, exposições, galerias, zoológicos, jardins botânicos, reservas ecológicas, ateliês, fábricas e tantos outros. O professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes, que se relacionem aos projetos desenvolvidos na classe, ou que possam ser o início de novos projetos. Isto certamente enriquecerá e ampliará o projeto político-pedagógico da instituição, que não precisa ser confinando à área da escola. Pode haver até mesmo intercâmbios com outras instituições educacionais


Avaliação

  • Avaliar é mapear sucessos e insucessos do grupo, dar voz e voto aos alunos em relação ao que aprenderam, aos acontecimentos cotidianos e, principalmente, à dinâmica do trabalho, ou seja, significa colaborar com a construção da autonomia moral da criança  e da aprendizagem.
  • Faça anotações sobre as observações  de tudo que considerar importante, se possível, filme ou fotografe as interações com os jogos e brincadeiras e com os amigos.


Obs:  Fiz alterações no Plano de Aula de acordo com a minha experiência.

DICA: A Rotina possui vários momentos, podemos dividi-las durante a semana, é interessante que se faça um CALENDÁRIO para garantir que se trabalhe com mais eficiência.


http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/educacao_infantil/planejamento.aspx

http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_20.html

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